quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Por que não de trem?

Quando comecei o planejamento para o mochilão "Perdidos na Europa", lá em 2008, garimpei muita informação na internet e com outras pessoas que já tinham viajado ao velho continente para saber sobre as diversas formas de transporte disponíveis. Li muito a respeito das companhias de baixo custo, que em determinadas rotas e dias têm passagens aéreas a preços que não cobrem nem o custo do bilhete emitido, pesquisei também aluguel de carro para rodarmos nas belas estradas da Toscana, busquei informações sobre motorhome para não gastarmos com hospedagem enquanto viajávamos e várias outras possibilidades para tentar viabilizar o tão sonhado mochilão pela Europa.

Então, em uma dessas pesquisas me deparei com o site eurail.com e me perguntei: Por que não de trem? - Não consegui achar um único motivo realmente relevante que me distanciasse dessa ideia, pelo contrário, ao começar a responder tal pergunta pude perceber as inúmeras possibilidades e experiências que esse meio de transporte nos proporcionaria durante toda a viagem.

A Europa possui uma malha ferroviária realmente impressionante e com uma boa logística é possível chegar em qualquer canto do continente, e cá entre nós... existe transporte mais característico para "mochilar" do que o trem? Talvez só a carona! :)

O site da eurail.com oferece um sistema muito interessante de passes para estrangeiros (não vale para quem reside em algum país da Europa) onde se compra de acordo com a sua necessidade, com algumas restrições é claro, mas se for bem planejado é possível extrair o máximo de benefício dessa modalidade. Dependendo do roteiro o preço do passe não fica muito barato, você pode fazer simulações no site para verificar, daí você vai me perguntar: Porque vou pagar mais caro no passe de trem se posso ir de avião pagando menos?...

Respondendo (argumentos de uma pessoa que gosta de trens):

- Os trens muito raramente atrasam. Em nossa viagem, que durou 27 dias percorrendo 7 países, tivemos apenas um atraso que foi avisado com antecedência, indicando inclusive o tempo que o trem demoraria para chegar. Atrasos nos vôos podem ser influenciados por várias questões como clima, overbooking, congestionamento aéreo, problemas com bagagem e etc.

- Aeroportos costumam ficar afastados dos centros urbanos e conseqüentemente das principais atrações turísticas da cidade, o que dificulta e encaresse o deslocamento para o albergue/hotel ao entrar e sair da cidade. Já as estações de trem são preferencialmente dentro das cidades, normalmente integradas ao metrô local caso tenha, o que garante facilidade de locomoção diminuindo o custo com táxis e/ou shuttles.

- Por estarmos com o passe do eurail.com, que nos dava direito a viagens ilimitadas de trem, tínhamos a opção de descer em cidades no meio do caminho, caso fosse do nosso interesse e depois pegar outro trem para continuar o planejado. Como todo bom mochileiro, o guia de viagem estava sempre a mão para encontrarmos destinos interessantes que não havíamos planejado. O roteiro estava definido mas pequenas escapadas o deixavam mais interessante e divertido. Não tem como pedir ao piloto do avião pra parar no meio do caminho pois você quer descer... o seu destino é sempre fixo! :)

- Se levarmos em consideração apenas o tempo de viagem o avião realmente é bem mais rápido, mas se levarmos em consideração todo o tempo de deslocamento de uma cidade para outra, às vezes, o trem é mais rápido. Perde-se muito tempo fazendo check-in, esperando os procedimentos de decolagem e pouso, esperando as malas e muito mais. No trem basta chegar na estação no horário, entrar e pronto, já estamos partindo! :)

- Por serem mais curtas as viagens de avião, seu roteiro exigirá algumas diárias a mais em albergues/hotéis pois você vai chegar mais rápido ao destino, o que pode encaresser um pouco a viagem. De trem você tem a opção de fazer grandes trechos no período da noite economizando em diárias e se deslocando enquanto dorme. As cabines podem acomodar até 6 pessoas dependendo do trem, e são confortáveis. Nada de luxo, mas confortáveis.

- Nas viagens diurnas de trem você tem a possibilidade de ver um pouco mais os vilarejos que vão passando pelos trilhos, as belas paisagens das montanhas, o cotidiano dos subúrbios das grandes cidades ao se aproximar da estação... de avião você só vê nuvens!

Esses são alguns dos argumentos que utilizo para defender a viagem de trem pela Europa pois acredito que não existe maneira melhor de conhecer um lugar do que andar por esse lugar. Não tenho nada contra os roteiros de avião e também não sou radical a ponto de não fazê-los. Acho que tudo tem o seu lugar e se o avião fosse realmente a melhor opção para o meu roteiro, não
hesitaria em incluí-lo. Basta lembrar o que é realmente importante para você quando for viajar. No nosso caso, era viver a verdadeira experiência de "mochilar" pela Europa como verdadeiros aventureiros!


Trem noturno de Munique para Amsterdam e os famosos couchetes (beliches).

Boa viagem (de trem) para todos!! ;)

Abraços,
Gui

Um comentário:

Karla Majuste disse...

Amei!! Viajar de trem é uma experiência indescritível!! Bjos

Postagens populares